quarta-feira, 5 de julho de 2017

Breaking Bad : Uma visão distorcida da química ?

Fonte:Google Imagens


Quando falamos em química nas séries a primeira que vira a sua mente certamente será a criação de Vince Guillian, Beaking Bad ,que  foi uma produção da AMC studios , a serie fala sobre a história de Walter White (Bryan Cranston), um humilde professor de química que vê sua vida se transformar quando descobre ser portador de um câncer terminal.

 Com um passado brilhante como pesquisador, Walter amarga agora uma terrível situação financeira trabalhando como professor em uma escola de ensino médio. Com seu modesto salário sustenta a esposa Skyler (Anna Gunn) e seu filho Walter Jr. (RJ Mitte), que sofre de paralisia cerebral. Walter fica desesperado ao perceber que sua família irá passar necessidades após sua morte e decide que fará qualquer coisa para que eles não sofram com a falta de dinheiro. Impulsionado pelo medo e por desejo de oferecer dignidade à Skyler e Jr. ele começa a usar suas habilidades em química a favor do crime, montando um laboratório de drogas com ajuda de seu ex aluno Jesse Pinkman (Aaron Paul)   para financiar seus anseios. Com uma trama intensa e emocionante a série mostra que nesse enredo não existem vilões nem mocinhos.
Fonte:Google Imagens



A série mostra a visão de Walter aplicando suas habilidades na química pratica, em sua vida como uma forma de ganhar dinheiro na produção da droga metanfetamina, o que relaciona bem a química teórica com a posta em prática, lembrando que o personagem usa de meios ilegais para exercer essa química.

            A ideia que a pessoa tem de um cientista ou mesmo de professores de química, é quase sempre a de um louco, que tem inteligência superior, mas que vive num mundo à parte. Essa visão na minha opinião não é nada interessante.
Espero que com a série, as pessoas enxerguem no professor, algo mais que um cientista maluco metido com o tráfico, mas um ser humano, com habilidades e com as mesmas emoções que qualquer cidadão.

            Por isso, penso que a série pode também influenciar de maneira positiva, promovendo a curiosidade científica e o incentivo pelo gosto da química e tudo mais.

            Espero que os jovens telespectadores saibam filtrar e interpretar os episódios corretamente. Pois, visões distorcidas da ciência podem dificultar um aprendizado efetivo.

            A série é na minha opinião uma obra muito bem concebida, com uma produção e roteiro maravilhosos, que irão te garantir muitos momentos de emoção e reflexão, é definitivamente uma série que você deveria ver.
O bom senso é sempre a melhor maneira de assistir uma programação e pensar. Isso é apenas uma deliciosa ficção, nada mais.

Base:http://lealchemyst.blogspot.com.br/2014/01/breaking-bad-popularizacao-da-quimica.htmll

Licenciando Em Química, Aficionado Pela Sétima Arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário