quinta-feira, 20 de julho de 2017

O Veneno Está Na Mesa : O Perigo Dos Agrotóxicos.

Fonte: Google Imagens
O Veneno Está na Mesa, documentário de 2011 do cineasta Silvio Tendler, traz o relato de especialistas e agricultores e coloca em xeque o atual modelo de produção de alimentos. “O que me motivou a falar sobre o tema foi ter descoberto que o Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos. Cada brasileiro consome, em média, 5,2 litros por ano”, diz o documentarista.
O cineasta revela que “estamos sujeitos a um envenenamento” e chamou atenção para o fato de que, muitas vezes, o consumidor pensa no agrotóxico apenas quando vai escolher verduras ou legumes. “Por estar no trigo e na soja, o agrotóxico está em muitos outros produtos, como pães e pizzas”.
 Entre os depoimentos mais estarrecedores do documentário, destaca o que ocorreu com uma agricultora que sofreu uma esclerose múltipla gravíssima com apenas 32 anos de idade. Desde os doze anos, ela trabalhava na lavoura de fumo no Rio Grande do Sul.

O filme mostra ainda uma pesquisa realizada com 62 mulheres no Mato Grosso, demonstrando que todas elas tinham agrotóxico no leite. E apresenta alternativas ao atual modelo de produção, como a história de um pequeno agricultor e a experiência da Argentina, onde a presidente Cristina Kirchner abriu investigação oficial sobre o impacto dos agrotóxicos na saúde.
O documentário foi disponibilizado pelo autor gratuitamente

                                           O veneno está na mesa (2011)



Após impactar o Brasil mostrando as perversas consequências do uso de agrotóxicos em O Veneno está na Mesa, o diretor Silvio Tendler apresenta no segundo filme uma nova perspectiva. O Veneno Está Na Mesa II atualiza e avança na abordagem do modelo agrícola nacional atual e de suas consequências para a saúde pública.

O filme apresenta experiências agroecológicas empreendidas em todo o Brasil, mostrando a existência de alternativas viáveis de produção de alimentos saudáveis, que respeitam a natureza, os trabalhadores rurais e os consumidores.

Com este documentário, vem a certeza de que o país precisar tomar um posicionamento diante do dilema que se apresenta: Em qual mundo queremos viver? O mundo envenenado do agronegócio ou da liberdade e da diversidade agroecológica?

                                           O Veneno Está Na Mesa II (2014)
.
                                      

Licenciando Em Química, Aficionado Pela Sétima Arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário